quinta-feira, 4 de junho de 2009

Crianças: O perigo pode estar dentro de casa


O fato nem sempre será notícia, mas acontece diariamente em diversas casas do nosso Estado e, quando gera a notícia, aí sim, assusta aos pais e mães dos anjinhos que, até então para eles, estão a salvo de acidentes e perigos trancados dentro de casa.

O fascínio pelo fogo, por parte das crianças, é algo tão forte que, muitas vezes, os adultos não têm noção e nem imaginam que aquele pequeno ser humano, ali na sua frente, já descobriu que os desodorantes quando espirrados em paredes e pisos - em contato com as chamas de um palito de fósforos riscado - fazem um caminho de fogo azul e bonito, que destrói em poucos minutos o que foi construído com anos de suor, ou algo bem mais precioso – A VIDA.

Pior é saber que todos nós temos a perigosa mania de pensar que os acidentes só acontecem com os outros, e quando somos surpreendidos pelo fato embaixo de nossos narizes, parece que uma enorme pedra caiu em cima de nossas cabeças.

No início do mês, um apartamento – em Maceió - pegou fogo justamente pela perigosa relação entre um garotinho de seis anos e as chamas de uma - até então - inofensiva vela.

O fato não se tornou uma notícia trágica, porque a ação eficiente da solicitante, a ajuda dos vizinhos e a chegada rápida dos companheiros do Corpo de Bombeiros Militar, sob o comando da jovem tenente Simone, foi essencial no caso.

O mais interessante é que a babá, na primeira vez, retirou a vela e os fósforos do pequeno e guardou. Rapidamente, o garotinho voltou e pegou a vela e o fósforo, levando ambos para o quarto, causando o acidente.

Por favor, meu caro leitor, não julgue a bábá, ok? Não podemos atirar a pedra nestas situações, pois o acidente pode acontecer com qualquer um de nós, justamente por pensarmos: “Comigo, isso não aconteceria!”.

O BLOG DO BURITY tentou, sem sucesso, contato com os pais do pequeno menino para lhe fazer cinco perguntas técnicas básicas que você vai, a partir de agora, fazer para si mesmo como pai, mãe, tio, irmão, professor..., como um adulto responsável por uma criança, ok? Responda e reflita em cima de suas respostas, tá certo?

1 – Você sabe, já viu ou imagina que seu filho tem alguma curiosidade em relação ao fogo? Por exemplo, já o viu brincando com fósforos?
2 - Normalmente imaginamos que os incêndios acontecem apenas nas casas dos outros. Já imaginou este acidente – citado no texto -ocorrendo com você?
3 – Seu filho sabe, por exemplo, onde fica guardado o álcool?
4 – Ele sabe acender o fogão?
5 – Você acredita que seu filho está seguro dentro de casa?


Meu caro leitor se você respondeu pelo menos dois itens como “SIM” e pelo menos um como “NÃO”, trate de ficar de olho no pimpolho pois, o acidente pode ocorrer dentro de sua casa e bem embaixo de seu nariz! O BLOG vai dar 3 dicas importantes:

1. Tranque o álcool e o deixe totalmente fora do alcance de crianças. Esse produto deixa seqüelas terríveis para o resto da vida.

2. Não eduque seu filho com frases tipo “brincar com fogo faz xixi na cama”. Explique para o pimpolho que aquilo é perigoso e machuca; caso a criança seja mais velha, mostre, também, que aquilo pode colocar em risco a vida dele e a de outras pessoas. Lembre-se: “Não eduque seu filho não, que o BBB vai educar por você então!”.

3. Evite colocar velas em cima de geladeiras e armários. Cuidado que o santo pode colocar fogo na sua casa!

Veja mais dicas sobre os cuidados no lar, no site do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas. Acesse:
www.cbm.al.gov.br/prevencao-de-acidentes/cuidados-no-lar .

Fique com DEUS.

Nenhum comentário: