"Alagoas é referência no país na realização de curso de salvamentos especiais."
O Sub-Grupamento Independente Ambiental (SGIA) do Corpo de Bombeiros de Alagoas (Cbmal) é responsável por salvamentos especiais, a exemplo dos terrestres, de altura, busca em matas, em poços, cavernas, rodovias, poços de elevador e retiradas de vítimas das ferragens de veículos agora esta localizado na orla da pajuçara, com isso, o tempo de resposta do atendimento às vítimas caiu de 12 minutos para 8,7 minutos. A redução do tempo de atendimento às vítimas se deve ao fato de o novo local ser mais centralizado, uma vez que antes funcionava no Quartel do Trapiche da Barra, e foi transferido para o local onde funcionava o antigo OPLIT, na Pajuçara.
“Os militares prestam atendimento pré-hospitalar, de salvamentos especiais, ciclos de socorrismos (com bicicleta) à população, entre outros”.
Pela primeira vez na história, a corporação investe 85% dos recursos na estruturação do SGIA e as duas viaturas que estão à disposição do Sub-Grupamento foram cedidas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e custaram em torno de R$ 1 milhão. A Corporação também recebeu do governo federal três desencarceradores (equipamento que retira pessoas das ferragens dos veículos) da marca Holmatro, considerada a melhor existente no mundo. Dois deles vão servir ao interior do Estado e um ao SGIA. “A ampliação da verba de custeio, dada pelo Executivo, tem viabilizado a manutenção das viaturas”.
Alagoas é referência no Brasil no treinamento de homens para atuarem em salvamentos especiais. “Temos profissionais do Mato Grosso do Sul, Paraíba, Maranhão, Santa Catarina, Bahia e outros Estado, fazendo curso de salvamentos especiais em Alagoas. Temos ainda inúmeras solicitações de outros Estados, querendo mandar homens para serem capacitados em Alagoas”. A equipe de Águias, como são chamados os homens que trabalham nesses salvamentos especiais, é composta por 32 militares.
Fiquem com Deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário