segunda-feira, 4 de abril de 2011

Major Burity tem prisão disciplinar revogada pelo CB


O major do Corpo de Bombeiros Militar Carlos Burity, preso neste domingo (3) em Maceió, após criticar a estrutura da corporação para combate a incêndio na capital alagoana, disse que sua declaração "foi um desabafo profissional". A Secretaria de Estado da Defesa Social determinou sua prisão por 72 horas, mas ele ficou apenas 25 horas preso, após mobilização popular e da Associação de Oficiais Militares de Alagoas.

O bombeiro reclamou da falta de estrutura durante o combate ao incêndio que atingiu, no sábado (2), o Pavilhão do Artesanato, na praia de Pajuçara. Ele estava de folga quando soube do caso e saiu de casa para combater as chamas. Com apenas uma das viaturas disponíveis, a água do tanque acabou antes do fogo ser controlado. "A água simplesmente acabou. Temos quatro caminhões de incêndio, sendo que dois estavam em manutenção, um estava na ocorrência e o outro estava mais distante, sendo usado em outro incêndio. Os cinco mil litros de água não foram suficientes."

Segundo o major Wellington Fragoso, presidente da associação de oficiais, Burity teve sua honra manchada pela prisão e pela falta de estrutura da corporação. "Ele estava descansando em sua casa, saiu para fazer seu ofício de bombeiro e ainda foi vaiado pela população quando a água acabou. Além disso, ele acaba preso a pedido do comando da Secretaria de Defesa Social?", disse Fragoso.

Burity ficou recolhido no quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, a pedido de Dário César, secretário de Defesa Social de Alagoas, em caráter disciplinar, por descumprir "regulamento interno" ao colocar assuntos da corporação em público, sem autorização.

"Da mesma forma como fui avisado de que estava preso eu recebi a notícia de estava livre, sem explicação. Não me arrependo de nada da vida. Tenho 35 anos e esse foi o momento mais tenso em minha vida. Não dá para falar mais nada", disse o major, que entrou com pedido de licença prêmio, de três meses. "Quero descansar um pouco", afirmou ele.

"Colocamos o jurídico da associação à disposição do major [Burity] para o caso de ele entender que teve sua honra maculada e queira processar o Estado", disse o major Fragoso.

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/04/foi-desabafo-profissional-diz-major-preso-apos-criticar-corporacao-em-al.html


Por Hérica Alves

São 16 anos de profissão e não é a primeira vez que ele "abre mão" de seus finais de semana de descanço para lutar em prol da população e apesar da falta de reconhecimento ele continua na luta por AMOR à profissão.

7 comentários:

Major Monteiro disse...

Caro irmão Burity, estamos com você nessa luta por melhorias na segurança públicaa. Visite a nossa página Briosa em Foco (pesquise no google), venha fazer parte do grupo de militares que está se mobilizando em prol das mudança que se fazem necessárias no nosso meio. Estaremos esperando a sua visita à nossa página e, mais que isso, o seu contato.
Até mais,

Major Monteiro

Anônimo disse...

MAJOR BURITY, INDEPENDENTE DO PARTIDO, JÁ TEM MEU VOTO PARA PREFEITO DE MACEIÓ!
(KRISTHYNA MELLO)

Anônimo disse...

MAJOR BURITY, nós GUARDA-VIDAS do CBMERJ prestamos continência ao OFICIAL BOMBEIRO DE VERDADE. O Sr. nos dá orgulho em meio a tanta amargura, humilhações, descasos, covardias...
Aqui no CBMERJ está muito difícil também, e só aturamos por amor a profissão. Não temos representatividade, a não ser O CAPITÃO LAURO BOTTO, o qual, foi preso por solicitar condições salariais ao médico sérgio cortes. Até propaganda para a PETROBRÁS somos obrigados a fazer na farda, e detalhe não recebemos nem muito obrigado. E quem pondera, fica preso e acabou!!!!!!
Nós GUARDA-VIDAS DO RJ, estamos felizes em saber que realmente, ainda existe OFICIAL DE VERDADE, porque isso é ser um verdadeiro COMANDANTE( UM HOMEM DE CARÁTER, UM HERÓI, não um covarde).

Anônimo disse...

sou aluno CFP 2010/2011 e gostaria muito de vê aqui e em outros sites de renome uma matéria sobre o curso de "formação" de praças, uma piada de mal gosto, já que o resultado se dará nas ruas e no IML (espero que não). Boa sorte ao Maj. só tenho elogios ao sr.

Anônimo disse...

Essa prisão arbitrária e imoral apenas vem confirmar a covardia, intolerância e falta de compomisso com o povo. Pior que isso, estamos presenciando uma violação da nossa constituição :a liberdade de expressão, pois antes de ser major Buriti é um cidadão e tem direitos sim de lutar por condições dignas de trabalho.Não vamos nos calar jamais. Força Buriti!!!!!!!! estamos com voce.

Iara Saltírio disse...

Major Burity, a dedicação e o amor pelo trabalho exercido pelo senhor e todos da corporação é como um espelho para mim. Pretendo ingressar como militar do CB assim que tiver uma oportunidade. A muito tempo acompanho seu trabalho, pois te admiro muito e acredito que tudo que o senhor faz é com muito amor a profissão. O senhor pode ter certeza que todo o estado está apoiando essa sua atitude, que não foi só um desabafo, mas também um pedido de "basta" para a impunidade que assola nosso estado e que nós ficamos só olhando e nunca reagimos as "sacanagens" cometidas por aqueles que deveriam zelar pelo nosso bem estar, afinal eles são pagos para isso, muito bem pagos.
E que absurdo é esse em decretar prisão? Os tempos de ditadura estão voltando? Era só o que faltava!

Força, pois "ninguém atira pedra em árvores que não dão frutos".


Parabéns!

Anônimo disse...

caro major burity, sou soldado pm e estou ao seu lado, somos todos massacrados por essa corja de ladões que assola o nosso governo da incompetência e da mentira, vamos a luta por melhorias salariais e melhores condições de trabalho.
como um coronel que nunca foi a rua e que só trabalhou em gabinete, seja em alagoas ou em brasilia, pode prender um oficial de respeito e que arrisca sua vida para salvar outras.
força major, nunca desista.